11 agosto 2014

Até ao fim do mundo

de Maria Semple




há uns quantos anos que começo livros e não acabo. Não me prendem e não insisto viciada em Audiobooks. Este devorei-o em 2 pedaços de dois dias. 
"O cérebro é um mecanismo de desconto do futuro. Digamos que há uma rachadela no para-brisas do teu carro e ficas mesmo incomodada. Oh, não, o meu para-brisas está estragado, mal consigo ver lá para fora, é uma tragédia! Mas como não tens dinheiro para o mandar reparar, continuas a andar com o carro assim. Daí a um mês, alguém te pergunta o que aconteceu ao para-brisas e tu dizes "O que queres dizer?" Porque o te cérebro "descontou-o". É para sobreviver ... Precisas estar preparada para experiências novas, porque muitas vezes elas indicam perigo. Se vivermos numa selva cheia de flores perfumadas, tens de te deixar sentir tão avassalada pelo perfume maravilhoso, porque de outra forma não conseguirias sentir o cheiro de um predador. É por isso que o cérebro é considerado um mecanismo de desconto. É literalmente uma questão de sobrevivência. "

Foi um prazer estar de novo agarrada a um livro em papel e voltar para a cama de manhã com ele pouco depois de acordar ou nem me ralar com a credencia no meio da sala desmanchada à espera da patine que a dê por terminada

Sem comentários: