25 janeiro 2008

de miúda nunca tive qualquer proibição de leitura nem qualquer outra orientação que não fossem os livros que me ofereciam. lia tudo o que me vinha parar à mão, inclusivé, muitas vezes, as amigas não queriam que eu tocasse nos livros delas pois perdiam-me para as brincadeiras, trocadas pelos seus livros. já adolescente, certamente, topei-me com os livros da irmã mais velha de uma amiga e fiquei a conhecer Odette de Saint-Maurice . li tudo o que havia naquela casa e gostei muito de acompanhar a vida daquelas raparigas e rapazes já bastante diferentes de mim. esta semana voltei a dar de caras com um livro desses - Lili - e é com sentimentos vários que o releio. teve que ser! queria recordar histórias, relembrar promenores, mas sobretudo queria reviver emoções. é-me tão fácil voltar atrás e recordar o que me fazia vibrar nestes livros; revejo as diferenças que havia estre as vidas deles e a minha e que agora, trinta anos passados, maiores se tornaram, mas estou a gostar, muito! tenho a objectividade que me faz sorrir perante o retrato de uma mentalidade e de uma sociedade que já la vai, mas que, em parte, vivi também e tenho a sorte de conseguir viajar às emoções do passado e reviver assim uma época feliz
bom fds!

Sem comentários: