13 março 2013

Encontrando a virtude, o ponto médio - reflexões #1



A escolha do futuro profissional do meu filho

Entre o reconhecimento de que os meus pais, enquanto eu adolescente, me conheciam mal e não souberam ajudar-me a descobrir e desenvolver gostos e potencialidades e, consequentemente pouco me ajudaram a orientar profissionalmente para além do que na altura se usava - a “consulta de orientação profissional” -resumida nuns questionários, nuns desenhos e numa conversa (o que pouco recordo da experiência)

e entre o abismalmente superior acesso à informação de que hoje disponho + experiência de mercado de trabalho (de que minha mãe não dispunha) + relação mais próxima com o meu filho + meu feitio (controlador ou de “decisão informada” - a eterna questão…)

como ensiná-lo se pouco conheço do sistema educativo actual e pouco tempo/pachorra disponho para estas lutas contra o sistema ?
como compensar as deficiências e lacunas que comprovo?

ensinando-o a raciocinar num sistema educativo massificado, a pensar positivo, a questionar, a debater, a procurar originalidade e descobrir a sua individualidade e diferença

sensililizando-o para tudo isto através das actividades e conversa mantidas em família e entre amigos, através do exemplo

dando-lhe o máximo de oportunidades de ver , experimentar  e sentir

sem o sobrecarregar de actividades e afazeres, deixando tempo para o brincar/jogar, ler e para o “nada fazer de especial” quando o pensamento voa livre e imaginação cresce
... ... ... ? ? ? ? ... ... ...

e então, investigo sobre os cursos superiores, os médios (existe tal coisa?) e os profissionais que existem?
compensam estes últimos, ou algum deles nesta inflação de canudos em que vivemos? ou é apenas a inflação dos canudos sem aplicação no mercado de trabalho? E o mercado de trabalho e o seu modo de funcionamento vai ser como daqui a 7 anos? é que antes também não sabíamos com tal antecedência, mas os tempos não eram de mudança tal, ou de tanta rapidez, ou de tanta instabilidade ou de tudo isto junto!
... ... ... ? ? ? ? ... ... ...

alguém conhece por cá o coaching ligado a esta área -conhecimento pessoal + escolha de formação académica +aplicação saídas de mercado ?
... ... ... ? ? ? ? ... ... ...










Sem comentários: