30 outubro 2008

o meu lar

reinava o silêncio
o D. estudava (?) no quarto de porta encostada
o H. surfava na net na penumbra do escritório
e eu, na cozinha, cozinhava! (eu gosto)
cada um na sua tarefa de fim-de-dia, a casa em silêncio
e recordei outros tempos, em casa familiar, quando era eu a que estudava no meu quarto ao som da música de fundo baixinho, os outros irmãos confinados também aos seus mundos e a mãe no rés-do-chão fazia o jantar (e odiava!)
o silêncio só era interrompido pelo
- quem tem hoje que pôr a mesa?
um dos rapazes e nunca a gosto lá respondia ou se mexia
e pouco depois desciamos todos para o eterno ritual de entornar algum copo ou jarro diáriamente (ah, ah,ah)
...
ontem em minha casa à noite saboreei o meu lar

29 outubro 2008

Lisboa é das pessoas. Mais contentores Não!

Aqui a Petição que reza assim: A ampliação da capacidade do terminal de contentores de Alcântara que o Governo inoportunamente se propõe levar por diante implicará a criação de uma muralha com cerca de 1,5 quilómetros com 12 a 15 metros de altura entre a Cidade de Lisboa e o Rio Tejo.
A zona de Alcântara estará sujeita a obras durante um período previsto de 6 anos, impossibilitando assim a população de aceder ao rio pelas “Docas”, levando ao fecho de toda a actividade lúdica desta zona, pondo em risco 700 postos de trabalho.
Os terminais de contentores existentes nos portos de Portugal no final de 2006 tinham o dobro da capacidade necessária para satisfazer a procura do mercado.
O Tribunal de Contas em relatório de Setembro de 2007 sublinhava que a Administração do Porto de Lisboa (APL) é líder no movimento de carga contentorizada em Portugal, e apresenta desafogadas capacidades instaladas e disponíveis, para fazer face a eventuais crescimentos do movimento de contentores.
A prorrogação da concessão do terminal de contentores de Alcântara até 2042 que o Governo pretende concretizar com o Decreto-Lei n.º 188/2008, de 23 de Setembro, e que prevê a triplicação da sua capacidade afigura-se assim completamente incompreensível, desnecessária, e inaceitável para mais sem concurso público.
Apesar da lei prever 30 anos para a duração máxima das concessões, com esta prorrogação a duração desta concessão será na prática, de 57 anos, o que, tal como o Tribunal de Contas sublinha, impede os benefícios da livre concorrência por encerrar o mercado por períodos de tempo excessivamente longos.
Com esta decisão do Governo perde a Cidade de Lisboa, perdem os cofres públicos, perde o sistema portuário nacional, no fundo perdem os portugueses.
Em face do exposto, os abaixo-assinados vêm pelo presente meio solicitar à Assembleia da República que sejam tomadas as medidas necessárias para impedir este atentado estético e económico contra o País, contra Lisboa e contra os seus cidadãos, revogando o DL n.º 188/2008, de 23 de Setembro.Lisboa 27 de Outubro de 2008

de novo o link

28 outubro 2008

porquês

por que é que contar como o tempo está por cá e ficar a saber como está por lá é um must em todas as conversas com a familia/amigos no estrangeiro? será que, da mesma forma como gostamos de os localizar espacialmente através do conhecimento da casa e local de trabalho, porque tal nos aproxima, também o saber do estado do tempo é factor de proximidade? será que assim nos sentimos quase quase ao lado? conseguiremos enganar a saudade por uns minutinhos?

27 outubro 2008

Halloween

já sabemos que cada vez está mais forte o costume anglo-saxónico de celebrar o Dia das Bruxas e portanto eu acho que vou copiar a ideia da Cindy e

vou mascarar-me de Amy os outros daqui não estão assim nem tão originais nem tão horripilantes
(aqui para nós, não acham a ideia um bocado de mau gosto...)

24 outubro 2008

fins-de-semana com e para as nossas crias (ll)

no último domingo do mês, às 10:30 ou às 14:30 podemos com as nossas crianças ir até ao Castelo de S. Jorge e ter uma Aventura em Família (6-12 anos acompanhadas) com jogos e brincadeiras

Reservas e Informações através do 21 880 06 20

23 outubro 2008

fins-de-semana com e para as nossas crias (l)

aproveitando este tempo de Outono maravilhoso primeiro o cacilheiro (desconhecido o que diz adeus...)
depois a surpresa
o que o D. mais gostou ...

e os canhões, claro... o fim do passeio e o regresso feliz porque em casa ainda havia um jardim zooloógico para montar e brincar

22 outubro 2008

A Câmara de Madrid vetou a publicidade de um novo filme espanhol nos autocarros da Empresa Municipal de Transportes.
A Chapi escarlata, com muita pertinência, pergunta qual a grande diferença entre o cartaz do filme e, por exemplo, o anúncio da roupa interior feminina da marca Punto Blanco?
ou a diferença reside na carga da palavra «ninfómana» ...
Será?

Nas paragens de autocarros por cá vêem-se uns novos anúncios desta marca com um senhor em boxers, mas ele está muito compostinho pois tem t-shirt e não está em posição provocadora, ah, ah,ah

20 outubro 2008

conversa de segunda-feira...

"Aquele que ao longo do dia é activo como uma abelha, forte como um touro, trabalha que nem um cavalo e que ao fim da tarde se sente cansado que nem um cão, deveria consultar um veterinário porque é bem possível que seja burro."

não será muito original, mas eu achei graça ; )

17 outubro 2008

RESULTA, RESULTA (dizem...)

corta-se uma cebola ao meio coloca-se num pratinho (isto sou eu já a inventar) e deixa-se no quarto dos constipados e/ou alérgicos é milagre!!!

a química deve explicar de certeza algo do pretenso milagre... obrigada pela preocupação e pela dica é verdade, é barato e não custa tentar

bom fim-de-semana!

16 outubro 2008

Agenda para 2009

acho que para o ano vou mudar de tipo de agenda; parece um pouco grande e pesada... lá voltamos aos problemas do tempo do Filofax...

mas parece curtida...

mais info sobre a Agenda da Lifecooler

15 outubro 2008

Dermatofagoides

o nome correcto para os ácaros do pó da casa a que o D. se descobriu ser altíssimamente alérgico
acasos que dão nisto...
estou de rastos

13 outubro 2008

CATCHING A MOMENT

a Belén, my dearest, já tem o seu site
está muito bom (e ainda não está acabado)
!Felicidades!
esta foto saiu daqui daqui, onde normalmente ela publica

10 outubro 2008

as precisões e as paixões...

precisava
uma carteira (não um saco, aliás tinha jurado não regressar aos malditos sacos...)
castanha
e não em camurça

comprei
um saco
amarelo mostarda
em camurça
...
as paixões são assim...

08 outubro 2008

...quase a fazer coisas de que gosto...

entre a rotina, o bacalhau com crosta de brôa e mostarda ou o bife do lombo com Queijo da Serra gratinado, o Má Partilha de Palmela ou o Sirat do João Portugal Ramos, a internet wireless ou os preços do PRA, os dias têm passado a correr e, a verdade, é que adoro!!!

03 outubro 2008

boletim de estado de humor da Rainha Má

por ser tão pouco frequente o D. - o meu principe - andar assim tão satisfeito com as minhas opções para ele, ontem tive um fim de dia bem satisfactório, compensatório e, direi mesmo, feliz!

Gostou de voltar à natação e adorou a professora, os colegas e a aula de inglês!

Veio muito orgulhoso da sua pasta nova com 2 livros de texto e exercícios, sabía as funções do caderno de notas e comunicação com os pais e estava desejoso de preparar um estojo com todo o material necessário para as aulas daqui em diante

Não se cansou de mo repetir e depois, a sós com o pai, foi o mesmo

QUE BOM, QUE BOM TER RAZÃO E ACERTAR DE VEZ ENQUANDO

A anedocta do dia foi a sua resposta à minha pergunta sobre o que tinham feito na natação

- agora é muito mais difícil mãe, temos que nos atirar para dentro de água e nadar até ao fim da piscina cada vez que o professor bate as palmas. Nadámos ogre

- ogre?!!!! tens a certeza?...

- uhmmm, troll, foi troll mãe

- (eu tentando não me rir demasiado) crawl D. queres dizer crawl

- ó mãe é que na piscina não se percebe muito bem, faz eco...

Rainhas Más deste mundo, se estais convictas de algo em relação aos vossos filhos, por mais que eles estrebuchem, insistam e tenham as costas largas que a compensação pode demorar, mas chega!

02 outubro 2008

nós os portugueses

somos um povo com boa vontade!

uma dessas manifestações é o nosso interesse em ajudar sempre que podemos os estrangeiros que frequentemente se nos deparam na rua a pedir informações sobre uma direcção, um restaurante, um museu

no meu caso foi o pedido de umas propostas para menús

- se os tiver em inglês... poupa-me trabalho, e agradeço...

e lá vinham os coffees, os orange juices e as mineral waters

o problema foram as saladas: com leathers, aipo e rabanete ou Grega ou Niçoise

leathers?!!!

como descalço a bota?

...ao telefone

- obrigada pelos menús... as saladas,uhmmm, são várias e os ingredientes...

- são à base de alface, responde-me

e eu burra, caí em mim e disse leathers em voz alta

e percebí que eram lettuces - alfaces, óbviamente!

sorri para mim e disse-me - que querida a senhora!