14 setembro 2015

o meu infante a crescer...




Educar é dar o exemplo e repetir até à exaustão as mesmas ladainhas.
Ano após ano a repetir pedidos e normas e a explicar a sua razão começa a dar resultados quando surgem as ocasiões e verifico que não só o meu infante as cumpre sem pedirmos e sem esforço, como é ele que as quer implementar porque viu da sua razão.
Pode ser arbitrário. É cultural e socialmente arbitrário sim, mas nós os pais pensamos desta forma e assim o educámos.
Enternece-me e orgulha-me realizar que ele entende totalmente que o que importa são os sentimentos mas apercebe-se da necessidade dos rituais e da forma como nos expressamos a vários níveis. Creio que isso implica também que está a crescer confiante.
Estes dias foi e sei que será nos próximos tempos também um amigo fabuloso para o amigo que precisa. Para mim ontem foi um querido.

Sem comentários: