02 outubro 2009

The IKEA Way


Eu acho muito interessantes todas estas medidas e achegas à sustentabilidade do mundo e à melhoria da qualidade de vida de todos
A Responsabilidade
A Lista do Progresso

“Menos é mais”, não é suficiente. Os designers da IKEA precisam constantemente de fazer “Mais por menos”. Trata-se de desenhar primeiro uma etiqueta de preço e depois procurar soluções e inovações para optimizar o material e tornar o produto o mais plano possível, e assim, ter o menor impacto possível no ambiente. A construção alveolar da nossa mesa LACK e o sistema de arrumação BESTÅ são dois bons exemplos da ajuda do design para minimizar o uso de recursos e tornar o produto fácil de transportar.
O formaldeído é um composto químico muito comum presente, por exemplo, na água, fruta e madeira, mas também pode ser adicionado através de processos industriais.
Para evitar problemas de saúde, existem requisitos rigorosos no uso de formaldeído em móveis. Queremos que os níveis de emissões de formaldeído nos produtos de madeira da IKEA sejam iguais aos níveis da madeira natural.
Assim, começámos por deixar de utilizar, nos nossos produtos, vernizes à base de formaldeído (1993). Em seguida, removemos o formaldeído dos sistemas de cola utilizados para colar superfícies folheadas. A mesa para portátil DAVE, por exemplo, tem uma placa de fibras no tampo, o que contribuiu para reduzir as emissões de formaldeído em cerca de 40%. Os níveis estão agora significativamente abaixo dos requisitos da UE
Nenhum copo vendido na IKEA possui chumbo. Em 1994, decidimos acabar gradualmente com o uso de chumbo nos cristais, um metal tóxico altamente prejudicial.
Na Polónia os castanheiros estão em perigo por causa do insecto “Cameraria Ohridella”, que destrói as árvores. A IKEA juntou-se há dois anos ao “Poland Chestnut Tree Rescue Project”, para ajudar a coordenar a colecta de castanhas que caiem, por crianças, escolas, jardins-de-infância, clientes e colaboradores IKEA, cada Outono.
As castanhas recolhidas são vendidas a companhias farmacêuticas e o lucro é usado para comprar injecções de insecticida para as árvores. Graças ao envolvimento da IKEA, o projecto tornou-se extremamente popular, e em 2008 foram recolhidas quase 40 toneladas de castanhas. 372 árvores receberam injecções e milhares de árvores foram tratadas sem injecções, através do trabalho manual, como a queima de folhas secas
Às vezes as viagens de negócio podem ser substituídas por soluções técnicas, como reuniões virtuais, por exemplo conferências por vídeo chamada. Na IKEA trabalhamos para reduzir as viagens de negócio. Isso irá reduzir custos e o impacto ambiental, e melhorar o equilíbrio trabalho/vida pessoal dos nossos colaboradores. No FY08, pela primeira vez os custos de viagem foram reduzidos em 20% quando comparado com o ano anterior. Consequentemente, a quantidade de emissões de CO2 diminuiu e agora estamos a tentar encontrar um método para medir os efeitos.
Todo o café vendido e servido na IKEA tem um certificado UTZ, isto significa que é possível rastrear o café que bebe até à origem, através de um código na embalagem. O certificado UTZ é emitido por uma organização independente e sem fins lucrativos, que estabelece padrões sociais e ambientais para a produção e distribuição sustentáveis de café
bom fds grande em harmonia com o planeta ; )

1 comentário:

Anónimo disse...

ola
sou a susana aluna do 1ºano de design industrial do IPCA.
tenho k fazer um trab de grupo sobre o ikea os produtos.
És designer do ikea?
beijos
susanapessoa_7@hotmail.com