19 janeiro 2009

2ª feira

está nevoeiro
tenho sono
precisava ter dormido mais
estou frustrada com os dias e as experiências com a D200
vou fazer um esforço para que algo hoje corra bem e vou à ginástica á hora do almoço
ciauzinho
inté
até jazzzzzzz
(ai que esforçoooooooo)

5 comentários:

Zé Maria disse...

Há quanto tempo tens a D200? Que tipo de ficheiro estás a produzir? jpg ou nef?
Porque é que estás frustrada com a D200? Eu estou a pensar numa D300 usada. Vou tentar vender a D80 para depois adquirir uma D300.
Já agora, que programa de edição utilizas?
ZM

Álex disse...

Olá ZM Bom Ano!
tenho a D200 desde o Natal, o meu marido achou que eu estava a precisar de evoluir, está sempre a incentivar-me : ) e viu uma óptima oportunidade em Londres,óbviamente usada, mas perfeita!
Eu tenho "olho", vontade e prazer, tudo o resto falta-me, pelo que continuo em .jpeg (e nem sei o que é nef!, embora saiba o que é raw!!) e como programa de edição tenho o Photoshop Elements, a V.2.0, creio, e só o uso para fazer o que os Nikonistas me pedem para o curso e sempre, como dizem os espanhois "a regañadientes".
(Tu já fizeste o Nível 3, eu só o comecei agora e fiquei danada com a assunção deles de que eu tenho scaner! eu quero fotografar e não editar nada! sei que sou radical...)
Terminando: estou frustrada porque óbviamente esta é mais complexa e demora a adaptar-se, já me tinham avisado. Tenho que ter mais tempo para ler sobre as configurações, etc. e ir experimentando (o tempo tb. não tem ajudado)
Conheces os reviews na net do Rockewell? Googla e lé
http://www.kenrockwell.com/nikon/d200/users-guide/index.htm
extendi-me, sorry

Zé Maria disse...

Alex,
Se de todo não estás interessada na parte de "revelação" das tuas fotos digitais, sinceramente, talvez seja melhor passares para o filme.
É que quando fotografas em filme podes dar essa parte a fazer a outrem, mas no digital isso já não é tão fácil. No entanto, essa é a principal razão porque gosto do digital: poder continuar o processo criativo depois de ter dado o click.
Os ficheiros nef são os raw da tua máquina.
Eu tenho utilizado o Lightroom para tratar os meus nef e dou-me bastante bem. Para quem não quer ter muito trabalho, parece-me a plataforma ideal. Só tens que investir um bocadinho a tentar compreender como aquilo funciona (posso dar uma ajuda) e se ficares contente uma vez podes repetir essa forma de tratar as fotos para sempre. Claro que o objectivo não é esse, mas sempre te permite tirar partido da máquina que tens sem te preocupares muito.
Ter uma D200 e fazer só jpg é como comprar um Porshe para ir ao Continente ao Sábado.
Eu já conclui o módulo 3 dos Nikonistas e só não fiz ainda as 8 fotos do trabalho final porque ando totalmente sem tempo e queria fazer um projecto que me vai dar algum trabalho. Estou à espera das férias pós exames.
O que fazes com as fotos que tiras? Eu acho fundamental partilhares as melhores com uma comunidade fotógrafa. Recomendo o Flickr que tem muito boa onda e não é caro.
Se quiseres experimentar o Lightroom, avisa (não posso dizer mais...)
Como dizem os espanhóis: ânimo.
Um óptimo 2009 também para ti, apesar da crise :-)
ZMpacke

Álex disse...

ZM
até me arrepiaste com a do Porshe e o Continente aos sábados , ah, ah, ah - nem o frequento esses dias, nem quase nunca nos outros! mas entendo-te
obrigada pelas tuas sugestões, pensarei, conversaremos...
mas à partida, «continuar o processo criativo dps do click», ou seja na fase da edição, para mim, só para projectos de composição específicos, estilo "montagens". o momento do click, o meu juízo das condições e, consequentemente, das configurações, é tudo (embora pareça, não comecei a fotografar aos 16 anos em 1946 ; )

Álex disse...

no princípio a minha grande amiga (http://www.photosig.com/go/users/userphotos?id=231881 ) inscreveu-me como membro básico (grátis) no Photosig, conheces? parece ser um bom local de aprendizagem, para ela foi, mas a verdade é que nem eu tinha muito tempo para aprofundar o que os entendidos comentam por siglas e conceitos que me são estranhos, nem conhecimentos para os comentar a eles (e dps não te comentam a ti),e faltou-me alguma pachorra também; a maior parte da comunidade elogia fotografias de que eu não gosto pq considero que têm demasiada edição...