22 fevereiro 2006

Foto de Soria (Espanha) in diariodigital.sapo.pt de hoje «A cada 15 dias desaparece uma língua do mundo, diz a UNESCO Daqui a duas semanas, uma língua que está neste momento a ser falada e/ou escrita terá desaparecido, sendo que, neste momento, mais de metade das seis mil línguas de hoje estão em perigo de desaparecimento. ... Conforme fez questão de frisar o director-geral desta instituição da ONU, o japonês Koichiro Matsuura, a língua está profundamente ligada à identidade de uma pessoa, pelo que, quando uma língua morre, «é toda uma visão do mundo que desaparece». A língua materna (ou línguas maternas) é considerada a primeira língua que um ser humano aprende enquanto criança. ...»

Não fazia a mínima ideia ... e eu que tenho 2 linguas maternas, que tenho termos tão própios (sendo simpática comigo mesma!) resultantes da sua mistura e que tenho consciência de tanta coisa que só tem sentido no contexto de uma das linguas/cultura/vivencia, tenho a certeza da aridez resultante da perda de uma delas.

(...) Está el ayer alerto

al mañana, mañana al infinito,

hombres de España, ni el pasado ha muerto

ni está el mañana - ni el ayer - escrito.

António Machado

El Dios Ibero. Campos de Castilla

Baeza 1913

Sem comentários: