03 dezembro 2015

educar pelo exemplo


quantas vezes ao volante e num desses, tão frequentes, ataques de impaciência com os condutores lentos, com os azelhas e com os velhinhos, me apanhei a pensar: - ai que mau exemplo para o D. lá a atrás na cadeirinha!
Desde que ficou mais grandinho comecei a "explicar-me": - há pessoas que guiam muito mal... há pessoas que já não deviam guiar ... ando muito impaciente, desculpa, sou mau exemplo, não quero que um dia sejas assim... não ligues à mãe...
Foi disto que me lembrei quando li a frase
«... Muitas vezes somos confrontados connosco próprios quando nos encontrarmos espelhados no comportamento dos nossos filhos e isso provoca-nos alguma "indigestão" da mesma forma que nos pode provocar uma alegria imensa. ...»
neste artigo da Nheko sobre Influências. Não gostava nada de me ver espelhada assim no meu filho daqui a 2 anos! Provocar-me-à "indigestão" pela certa da mesma forma como recebo alegrias imensas quando alguns pais de amigos dele nos dizem que adoram recebe-lo lá em casa, que é super educado, muito simpático, que ajuda...

Sem comentários: