28 setembro 2007

sexta-feira's mood

seguindo o exemplo de alguns blogs que leio, aqui está uma foto que para mim serve bem para dar ainda mais alegria a esta sexta ; ) Rupert Everett
um belo dum fds a todos!

25 setembro 2007

hoje tenho um encontro

com os The Police message in a booooottle every little thing she does is magiccccc walking on, walking on, walking on the moonnnnnn yesssss!

24 setembro 2007

ao estilo do Santo Oficio, como no filme que fui ver - "Os fantasmas de Goya" -
RENEGO
a linda calçada potuguesa.
Linda sim, mas não funcional. Nada!
Caminhei até ao centro de Cascais e regressei ao ponto de partida tendo ficado com os saltos das sandálias presos entre as ingratas pedras uma boa meia dúzia de vezes.
Não as rompi e não acabei descalça porque não calhou, apenas.
Dão-se cabo dos saltos, ficam arruinadas sandálias e sapatos. Não dá!
Não aderí às cunhas mas também não uso estiletes e não há pachorra para caminhar devar e concentrada para não torcer um pé numa calçada nunca, por nunca, horizontal.
São as raízes dos pinheiros e plátanos, são as eternas goteiras de telhados, beirais, troncos e ramos que tanto pingam em pedra mole que deixam os paralelipípedos descarnados e um perigo.
Este fim-de-semana em Zurich reparei que os passeios são iguais às ruas, ou seja, feitos do mesmo material (alcatrão, talvez...); têm somente uma cantaria qualquer que estabelece a fronteira entre os dois espaços e até o desnível que os diferencia é pouco acentuado (suponho que evitando assim problemas para as inúmeras ciclovias).
Digo-vos que, estéticamente, não fica mal, nada mal e funcionalmente falando, nem imaginam a diferença: abissal!
Os passeios parecem acabados de serem feitos, lisinhos que dá gosto.
Claro que não fui calcorrear a cidade de saltos mas uma repara nestas coisas... e hoje "na estapa do circuito de dificuldade especial" que percorri, lembrei-me, comparei e... perdemos!

21 setembro 2007

adivinhem, adivinhem para aonde vou mais logo?
pois é, tem mesmo a ver comigo: capital financeira... eu que quería ir regatear para Fés,
vou parar aos "certinhos" da Europa, lol
(de certeza, certezinha que vou ter o H. à perna por aquela de eu ter a mania de atravessar as grandes avenidas enquanto para os peões ainda está vermelho, - mas não vem ninguém em kms! - respondo na Alemanha; - mas não podes, não deves - diz-me ele ...)
mas não pensem que não estou contente, porque estou muito, eu sou do verbo IR
bom fds (de praia para os que ficam)

20 setembro 2007

Animem-se, hoje já é quase fim-de-semana

e aqui estão umas sugestões diferentes «Lisboa será a capital do Táxi todo o mês de Setembro de 2007, com especial relevo de 20 a 22. Nesses três dias, uma série de eventos organizados em parceria com a cidade, os representantes dos Táxis de Lisboa, Universidades e diferentes centros culturais celebrarão não só este meio de transporte mas a cidade como um local de encontro, partilha de informação e experiências» Concurso "Talentos e Contadores de Histórias" De hoje até ao próximo Sábado, no Cabaret Maxime (Praça da Alegria, 58 em Lisboa) às 22h30 por 10€ com direito a 1 bebida (e os taxista têm o preço especial de 8€ c/2 bbds) o Festival do Taxi Vão-se ouvir as mirabolantes histórias que estes calcorreadores de ruas têm para contar. Deve ser, pelo menos, curioso! Mostra Jovem Cascais Submerso Três dias cheinhos de actividades para levar a filharada com o óptimo pretexto de os alertar para os problemas do planeta. Haverá concertos: Vault, Maindoor, Hiata, TVRural, Katharsis, Terrakota…, DJs, conversas, workshops, mercados, astronomia, concursos de curtas, demonstrações de tudo e mais alguma coisa (do yoga ao muay thai e do skate ao parkour) jogo, etc, Programa aqui Local: Baía de Cascais, Parque Visconde da Luz e largo da J.F.Cascais. Quando: 21 a 23 Set.

19 setembro 2007

80% das escolas sem aquecimento - noticia do DN de hoje

e pensei, mas em Portugal não faz frio!
sempre ouví dizer isto, embora esteja convencida que se referiam aqui à zona de Lisboa e Linha, só pode. mas mesmo aqui, convenhamos, alguns dias por ano está frio, mesmo!
acho graça a esta disparidade: os prédios modernos já têm aquecimento central - a gás - mas não há ninguém que eu conheça que os utilize pois, simplesmente, fica proibitivo ao fim do mês : (
por outro lado, já foram ver a roupinha para a nova estação que ai vem?
é toda em tecidos vaporosos -excepto a novidade do cabedal -, os vestidos e muitas blusas são de manga curta (como aliás no ano anterior)
importamos a moda que se usa nos países (ditos) avançados, de edificios com ar condicionado e de casas com aquecimento central, quando a realidade portuguesa não é essa
a grande maioria não tem casas aquecidas por igual, o normal é ir da sala quente ao pólo norte do wc: um sofrimento
a maioria não trabalha em salas com ar condicionado e não pode estar enfiada num lindo vestido em tecido de verão e em manguinha curta: não dá!
e o que mais me espanta é muita gente que conheço - com a sua casa a 15ª C (??!!!) ainda dizer não está frio ?!!!! talvez quando à noite se sentam 2 horas a ver tv liguem o radiador a óleo e utilizem a mantinha do sofá pois aí sim, ficam com frio, daaaaaaa
eu gosto de estar quentinha enquanto sentada na tv ou lavando os dentes, sou esquisita, pronto!

17 setembro 2007

agora que regressei do ginásio onde desabafei...

1º e por causa da noticia do post anterior, como explico a um Sr. Director , sem me exaltar ou ser sarcástica, que para Espanha os seus cidadãos o são, de pleno direito e sem discriminações, independente do seu lugar de nascimento e que por isso, euzinha, apesar de nascida em Coimbra, sou Espanhola e, já agora, também Portuguesa. Por isso, os documentos que eles me emitem são iguais aos que emitem para os seus demais cidadãos. Aqui, nesta terrinha burocrática, bafienta e fechada em panelinhas, querem que se invente um documento só porque eu sou portuguesa "??#*+ZZ£!!!# Mas também sou espanhola, já expliquei. Já disse que em Espanha eles querem lá saber, não inventam esse documento!!! Porrinha! 2º já não me apetece comentar o artigo do DN, estou cansada. Só digo que eu fui dessas que foram perseguidas e das quais sabiam os passos e as moradas frequentadas. A propria alfândega disse-me que havia verdadeiros "cães de fila" dedicados a esta linda tarefa... A Brigada Fiscal da GNR, não sabe o que há-de fazer e, entre outra coisas suponho, dedica-se a descarregar encima dos vizinhos porque estes pagam um IA mais baixo, porque o seu salário mínimo é mais elevado e porque têm Aljubarrota nos genes e Olivença entalada no gasganete (aliás, como muitos outros portugueses têm ainda, diga-se). Se por cá já temos falta de médicos e de enfermeiros, entre outras profissões, e temos pouco investimento estrangeiro, imaginem, os profissionais espanhois a irem-se embora e também todas, todinhas as empresas espanholas a fazerem o mesmo, ãh? imaginam? Íam adorar não era, pobres mas orgulhosos!

e eu não sei !!! andaram atrás de mim também e têm-me dado cabo do juízo

in DN on-line de hoje Espanhóis acusam GNR de "perseguição" PAULO JULIÃO, Viana do Castelo Centenas de espanhóis a trabalhar em Portugal vão solicitar a revogação do imposto sobre veículos (ISV), alegando o seu carácter discriminatório e o que dizem ser a "perseguição" por parte da Brigada Fiscal (BF) da GNR, com multas e apreensão de automóveis de matrícula espanhola. Em causa está o facto de estes profissionais, sobretudo médicos, enfermeiros e empresários, terem residência - e família - em Espanha, utilizando viaturas de matrícula espanhola nas viagens quase diárias para trabalhar em Portugal. Desde a entrada em vigor do ISV, que em Julho substituiu o imposto automóvel (IA), que para alguns a entrada em Portugal é um desespero. "Fico nervoso só de ver um polícia à distância. Mesmo sem estar a cometer alguma ilegalidade, já estou a tremer", afirmou ao DN Xoán Gómez, presidente da Associação de Profissionais da Saúde Espanhóis em Portugal. Só entre médicos e enfermeiros, estima-se em 3000 o número de profissionais a exercer em Portugal e os protestos chegam de todos os pontos do País. "Há médicos que chegam atrasados para as cirurgias porque são mandados parar e ficam com as viaturas apreendidas", garante. Xoán mora em Tuy (Galiza) e é especialista em medicina familiar no Hospital de Ponte de Lima, a mais de trinta quilómetros de casa, viagem que faz praticamente todos os dias no seu Ford Mondeo, de matrícula espanhola. Segundo a legislação actual, teria pagar o imposto português para circular. "O meu carro está legal, paguei todos os impostos na origem. Tem quatro anos e vale nove mil euros, mas para o legalizar não chegariam 12 mil", sustenta. Os condutores apanhados nesta situação incorrem numa coima que vai dos 150 aos 15 mil euros, com a possibilidade de apreensão do veículo até à liquidação do ISV, que pode atingir os 60% do valor do carro. Como escapatória, podem justificar a utilização da viatura como lazer, mas até nisso as autoridades nacionais estão atentas: "Há casos em que os agentes da BF chegam a anotar as horas, dias e sítios em que os carros estão parados para depois confrontarem as pessoas. É uma verdadeira perseguição", afirma, contundente.Enquanto, alegam estes profissionais, no IA estava previsto o conceito transfronteiriço, embora pouco aplicado, o ISV contempla apenas municípios vizinhos, dos dois países, e não o conceito regional. Baseados num parecer jurídico sobre a Legislação Portuguesa e Comunitária, vão apresentar a 24 de Setembro, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, uma acção judicial para revogar o ISV. "É uma lei injusta e discriminatória para os trabalhadores transfronteiriços. Deixa de ser possível um trabalhador viver em Espanha e ir trabalhar, no seu carro, para Portugal. Apenas para arrecadarem mais dinheiro", garante o médico, que se assume como o rosto da contestação dos profissionais espanhóis. "No cenário actual, temos que ter um carro para, em Espanha, chegar à fronteira, e outro para seguir viagem em Portugal. É ridículo o que nos estão a fazer", concluiu. A GNR, contactada pelo DN, remeteu para a Direcção-Geral das Alfândegas qualquer explicação, mas ninguém se mostrou disponível para comentar o caso até ao fecho da edição, ontem à noite. meus comentários mais logo ou amanhã, assim que houver tempo

14 setembro 2007

era isto

era para aqui que eu ía agora mesmo
passar estes deliciosos últimos dias de verão
na maravilhosa Fés
a gozar uns pequenos almoços de sonho com vista para a medina
a fazer umas compras óptimas, a tirar imensas fotografias
Adoro Marrocos! que saudades!

13 setembro 2007

hoje é o adeus aos jardins do randolfo crescente...
não são estes, são muito mais bonitos; mais verdes, mais frondosos, mais românticos e sem casas feias lá ao fundo; em casa tenho fotos para recordar.
não era a nossa casa, não estamos lá para nos despedir, mas os amigos despedem-se por nós.
aquele jardim em londres vai ter sempre um lugar especial nas nossas recordações.
obrigada C. e L.

12 setembro 2007

hoje não se trabalha, vai-se para casa fazer o amor!

é o incentivo dado, pelo 3º ano consecutivo, pelo Governador Regional Sergei Morozov (Rússia) para que os casais tirem este dia de folga e ajudem a combater a baixa natalidade.
Pois sim, se de hoje a, exactamente, 9 meses, nascer uma criança, esses pais, ou mãe solteira, receberão um prémio estilo frigorifico ou televisor.
A Rússia tem a sua população a decrescer 700.000 habitantes por ano devido a terem disparado o nº de mortes por causa da Sida, alcoolismo e suicídios e os nascimentos a não superarem este número.
E a medida funciona pois este anos nasceram 72 bebés no dia de hoje face aos 26 do ano passado.
E por cá quanto era o prémio: 2500 euros anuais durante 2 anos e meio para o não sei quantésimo filho e pago em 30 prestações não era? LOLOLOLOL ....

aulas e trânsito

e hoje começam muitas escolas e começou também a chover em quantidade
à porta de casa, pelas 8 ouvi-se o embate de dois carros: 1º dia de bicha para o colégio ao fim da rua e 1ª dia de chão molhado...
mas a TLEBS (Terminologia Linguistica para os Ensinos Básico e Secundário) não tinha sido suspensa? pelo menos, para o ensino básico, creio...
pois ontem ao forrar os novos livros escolares do D. vejo que a sua 1ª gramática diz logo na capa: adaptada à nova terminologia linguistica!!! então, brincamos?!
já ví que os substantivos são nomes, com os advérbios e verbos não há problema mas quando chega aos adjectivos a terminologia já é quantitativa... e eu que não me lembro nada disto entre os séculos que passaram e os anos de estudo em castelhano... hoje vou falar com a prof. Susana e veremos

11 setembro 2007

Saiba o seu verdadeiro valor em USD - site americano

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Começam logo por perguntar: Have you been thinking about putting yourself up for sale lately? ...acham?! mesmo?!!! Ever wonder how much money you could get on the open human market? mas há um mercado destes?! eu pensei que o "mercado da carne branca" (sobretudo desta côr mas não só) não tinha em conta critérios destes: nível de educação, quantidade de exercício que se realiza, peso, sentido de humor... mas segundo a Revista Happy deste mês, é uma das febres do momento Se quiser fazer o teste e saber o seu valor está aqui
(um dia que tiver tempo e pachorra faço o meu)

10 setembro 2007

... de ronha e música

este foi um fim-de-semana assim. No Sábado nos fabulosos jardins do Palácio da Regaleira em Sintra, fomos ouvir e ver uns amigos

http://www.youtube.com/watch?v=nkRRlw_4Zfs (não sai a imagem...continuo naba nestas lides, têm de clicar no link, a música vale bem a pena)

« O Coral Públia Hortênsia, constituído por 26 elementos e dirigido por Paulo Brandão, apresenta o espectáculo “Ensaladas”, uma jornada cénico-musical lúdica, aproximando ao nosso tempo música e textos remotos. Associadas ao religioso e à espiritualidade, as Ensaladas são marcadas por uma grande vivacidade, fluidez de ritmo e linguagem simples, raiando por vezes o vernáculo. A música renascentista do compositor catalão Mateu Fletxa e o teatro de Gil Vicente, temperados pela energia e movimento de marionetas, transportam-nos para narrativas ingénuas, irónicas e humorísticas em que diabos, anjos, o Bem e o Mal, naufrágios, redenções e salvamentos, cavaleiros e frades, se cruzam no palco para uma viagem de sons, luz e movimento. Música: Mateu Fletxa Cenas do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente Direcção Musical: Paulo Brandão Encenação: José Carlos Garcia Marionetas: Raul Constante Pereira e Limite Zero - giríssimas as marionetas!!! Coral Públia Hortênsia »
no Domingo, desta feita no Palácio Foz, ouvimos o virtuoso guitarrista Roland Dyens
mais sobre este extraordinário guitarrista aqui
o D. foi connosco e gostou - continuamos com a sua educação e sensibilização para o que para nós é importante e belo

07 setembro 2007

não me canso de olhar para o ecrã de 17" e é tudo em catadupa: como ele é bonito, e está tão bem aqui, que bem que gosta de surf e do mar, e esta praia é mesmo o máximo (não vamos dizer a ninguém onde é!), já quase tenho saudades de lá voltar, este ano o tempo foi mesmo bom e a praia também, que sorte que tivemos e temos; mandei a foto a 2 amigas e ambas pediram para ele "se guardar" para as filhas delas!!! orgulho de mãe!, e as porras que temos um com o outro, ganda gaita, como vou ultrapassando isto..., é tão super maravilhoso quando os dias correm como águas calmas de ribeiro desaguando em maior caudal, ai eu...

06 setembro 2007

Estes testes são divertidos

You Belong in Paris
You enjoy all that life has to offer, and you can appreciate the fine tastes and sites of Paris.You're the perfect person to wander the streets of Paris aimlessly, enjoying architecture and a crepe.
(Fui este ano pela 1ª vez a Paris
Claro que adorei, mas até então ainda não me tinha apetecido, sou fã de Londres...
(eu sei que não tem nada a ver, mas é assim!))
predisposição para fumar ou beber por ter um, ou ambos, os progenitores que fumaram ou beberam, creio que está provado; agora, ter mais hipóteses de ter como vício o assassinato por se ter um progenitor que não consegue deixar de matar pela drenalina e prazer que tal viciação lhe proporciona... será?!
vou perguntar à Cristina

05 setembro 2007

aqui estou eu sentindo-me uma jovem mulher de 45, pois eu sei... saio de um carrão (do marido) em calças de ganga de cintura descaída e camisa sexy, com um monte de fios ao pescoço, cabelo pelas omoplatas, unhas dos pés pintadas em chinelos com grandes turquesas e não parece que vou trabalhar (mas vou ; )) mas como não revejo nem a minha mãe, nem as minhas tias, nem nehuma das suas amigas nesta idade nestas figuras, não me vejo a mim, assim, senhora como elas. e é isso, 45 ou 30 para mim não faz qualquer diferença. a experiência da dezena mais o lustro de anos deve-me ter tornado algo mais sábia... mas não consigo avaliar entre uma garota e outra! os outros são o espelho que nos devolve a e à realidade quando me chamam: - Senhora! e então sim, caio em mim. adiante, já podía ter um filho de 17 anos, pelo menos! mas tenho um que ontem fez 8. já 8!!! suponho que de aí esta conversa toda do fazer mais um ano, do parece-lo e de o sentir... haja saúde - costumo eu dizer, que depois, o resto, enfrenta-lo-emos!

03 setembro 2007

World Press Photo 2007

mais uma vez, vale muito a pena ir ver a World Press Photo. Este ano num espaço muito interessante: o Museu da Electricidade em Belém A foto vencedora é de Spencer Platt da Gety Images e mostra um grupo de jovens libaneses a passar por uma rua bombardeada a sul de Beirute Muito forte o contraste Paralelamente, vê-se o Prémio de Fotojornalismo VISÃO/BES cuja foto vencedora é impactante: em Timor-Leste, em Maio de 2006, um oficial da ONU corre transportando nos braços um policia ferido. O autor é Manuel Almeida e a foto está aqui Até 9 de Setembro